Curso
de Pedagogia
EDUCAÇÃO
DO CORPO E DO MOVIMENTO – EAD 296
Projeto: Jogos Recreativos e Sensoriais
Professora
Drª: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
Alunas:
Araína Lúcia da Silva, Edna Maria Silva,
Eleusa Aparecida Maciel, Jacylene Tatiane da
Silva
Polo Lagamar
Fevereiro 2014
1. INTRODUÇÃO
Jogos são atividades em que é praticado brincando e
ajuda a distrair e interagir de maneira alegre e prazerosa é exercitado de modo
espontâneo e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, além de
permitir um descanso dos centros nervosos, contribuindo para diminuir qualquer
tipo de tensão. O jogo é a atividade praticada em grupo ou
individualmente, a partir de regras predeterminadas, para crianças é uma
excelente estratégia para socialização e ensino/ aprendizagem.
Os
jogos recreativos e sensoriais são usados com o intuito de auxiliar as crianças
a explorar a si mesmo e o mundo que a cerca. Eles contribuem no desenvolvimento
das crianças para a exploração e experimentação com o corpo, brinquedos e o
meio ambiente. Estes jogos são aqueles que ajudam a criança a exercitar e
desenvolver os cinco sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição). Desta forma “A atividade dos órgãos
sensoriais, principalmente a observação visual, foi reconhecida por Descartes
como a forma mais objetiva de obter conhecimento” (PINTO, 2002, p.45). Contudo
a utilização desses jogos pedagógicos podem desenvolver nas crianças o sentido
de ordem, ritmo, forma, cor, tamanho, do movimento, da harmonia, do equilíbrio,
etc.
A abordagem
dos jogos recreativos e sensoriais deve ser feita em conjunto com as
habilidades e o envolvimento dos domínios do esquema corporal, da coordenação
motora, da relação espaço-tempo e da lateralidade. Domínios que serão
utilizados em toda fase da vida, do desenvolvimento da escrita até a
estabilização profissional. Os jogos sensoriais são fundamentais, por
contribuir para a formação do futuro na vida adulta.
Destinados
aos estímulos dos sentidos humanos os jogos recreativos e sensoriais devem
propiciar um clima de segurança desconcentração e confiança onde os alunos são
bem acolhidos pelo professor e ficam à vontade para interagir no grupo e
participar com prazer de forma lúdica e significativa. É importante salientar
que o professor não deve desvalorizar o esforço e o desempenho dos alunos, mas
sim incentivá-los convidando-os a participar.
Os
movimentos dos indivíduos envolvem o uso de um ou mais sistema sensorial, por
isso os jogos sensoriais tornam-se um ótimo recurso para trabalhar nas escolas.
Os jogos sensoriais ajudam o indivíduo a governar o próprio corpo e para
“governar o corpo é condição para governar a sociedade. O controle do corpo é,
portanto indissociável da esfera política”. Assim, o controle do corpo é
essencial para a produção e manutenção da vida humana e para a construção das
relações sociais (PINTO, 2002, p. 51). Portanto, através dos jogos recreativos
e sensoriais podemos perceber que o corpo fala através de expressões e
sentimentos.
2. JUSTIFICATIVA
O
projeto jogos recreativos e sensoriais foi pensado e elaborado tendo em vista a
partir de observações realizadas no âmbito escolar durante o período em que
fizemos estágio devido à baixa utilização dos jogos nas propostas pedagógicas
dos professores. Este projeto visa um trabalho de forma lúdica a partir da
vivência dos alunos com vista ao estímulo, raciocínio lógico e à criatividade,
que auxiliem as crianças no processo de construção da aprendizagem e exploração
do mundo, de forma que possa enriquecer experiências sensoriais e desenvolver
habilidades. Desta forma poderá instruir a criança expressar a afetividade, a
imaginação, construindo, transformando e desenvolvendo a parte intelectual.
Essas
capacidades podem proporcionar possiblidades para as crianças compreenderem e
transformarem melhor a realidade em que vivem a escola e a que faz parte do
cotidiano. Assim, os jogos não podem ser vistos apenas como momentos de
divertimento e brincadeiras, apenas para o gasto de energia. Mas devem
favorecer o desenvolvimento, a interação e o respeito pelo grupo. Os jogos são
ferramentas fundamentais que favorecem o domínio das habilidades de
comunicação, nas várias formas que proporciona e facilita à autoexpressão.
Nesta perspectiva, reconhecemos e consideramos que a prática pedagógica ligada ao
uso de jogos, pode favorecer as crianças um aprendizado mais dinâmico e
significativo por meio do qual os alunos desenvolverão a autonomia, a criatividade
em diferentes situações que possa contribuir para a formação integral do
sujeito.
A
proposta de trabalho busca apresentar como as crianças podem desenvolver e
conhecer mais sobre os 5 sentidos de uma forma lúdica, fazendo uso dos jogos
sensoriais, assim o projeto se justifica pelo uso de métodos tradicionais de
ensino como explicações, atividades escritas, desenhos entre outros, e pela
crença que muitos professores ainda têm de que com o lúdico, a criança não
aprende tão bem como com as atividades antes mencionadas. Com certeza tais métodos são de suma
importância para o processo de ensino aprendizagem, mas muitas vezes a aula se
torna monótona e desmotivante, desta forma buscamos propor os jogos sensoriais
como mecanismo que podem trazer válidas contribuições para a aprendizagem, dando
a aula um aspecto lúdico, aguçando o interesse das crianças e buscamos ainda
contribuir para desmitificar a visão dos docentes sobre a ludicidade, buscando
assim mostrar que com o lúdico as crianças tem a oportunidade de aprender bem
ou até melhor do que com atividades que se limitam ao uso de livros e cadernos.
Fantacholi apud Goés (2008, p 37), afirma que:
“(...)
a atividade lúdica, o jogo, o brinquedo, a brincadeira, precisam ser melhorado,
compreendidos e encontrar maior espaço para ser entendido como educação. Na
medida em que os professores compreenderem toda sua capacidade potencial de
contribuir no desenvolvimento infantil, grandes mudanças irão acontecer na
educação e nos sujeitos que estão inseridos nesse processo”.
Portanto, as
atividades aqui propostas devem nortear as práticas pedagógicas dos professores
para um ensino aprendizagem que possibilite a utilização dos jogos recreativos
e sensoriais de forma que desenvolva habilidades necessárias na formação
humana.
3. OBJETIVOS
3.1.
GERAIS
- Aprimorar e desenvolver os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão) proporcionando atividades lúdicas que possa contribuir para a formação do sujeito.
3.2.
ESPECÍFICOS
·
Colaborar para que as crianças tenham a
capacidade de compreender a função de cada órgão dos sentidos.
·
Trabalhar conteúdos de forma lúdica
·
Fazer
com que os alunos tenham desenvolvimento das percepções sensoriais de modo
coletivo;
·
Fazer
com que os alunos se socializem com os jogos.
·
Desenvolver
o afetivo;
·
Desenvolver
o cognitivo;
·
Aprender a respeitar as regras dos jogos;
·
Despertar
o gosto pelos jogos educativos, no processo de ensino aprendizagem.
·
Auxiliar
a criança a explorar a si mesmo e o mundo que a cerca.
·
Desenvolver
o sentido de ordem, ritmo, forma, cor, tamanho, movimento, harmonia e
equilíbrio.
·
Desenvolver
habilidades corporais.
·
Destacar
a importância dos jogos recreativos e sensoriais nas práticas pedagógicas.
4. METODOLOGIA
O
projeto jogos recreativos e jogos sensoriais parte da ideia de que o trabalho
com jogos pode facilitar novas aprendizagens uma vez que o bom funcionamento
das funções sensoriais influência a maturação de funções em nível do
comportamento motor, psicossocial onde emerge a capacidade do comportamento
para produzir respostas adaptadas às solicitações do meio ambiente em que vive.
Havendo uma melhoria no processo sensorial consequentemente aumenta a
competência funcional. Um processamento efetivo dos impulsos sensoriais
provenientes dos sentidos da visão, audição, paladar, tato e do olfato é
fundamental para o desenvolvimento de funções perceptivo-motoras, emocionais e
cognitivas.
Os
métodos adotados para realizar a atividade são através de reunião para
definirmos o tema e discutir a estruturação do trabalho, pesquisa e produção
individual, socialização das mesmas e por fim discussão coletiva e crítica para
a finalização do projeto. Esta atividade deverá situar num período de um mês no
decorrer do ano letivo e como atividade extraclasse na grade curricular.
Este
projeto será desenvolvido numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental do turno
vespertino da Escola Estadual Farnese Maciel de Presidente Olegário Minas
Gerais sob a permissão da Diretora Escolar Nilda e professora regente da turma
Maria Abadia Matheus.
As
pessoas envolvidas nesta atividade são professores, nós estagiárias, a diretora
escolar, a supervisora e os próprios alunos.
Para
o desenvolvimento do projeto jogos recreativos e sensoriais o professor deverá
desenvolver o conteúdo com caráter lúdico preservando o real sentido das
brincadeiras e os conhecimentos prévios dos alunos. Assim, num primeiro
momento, ou para introduzir o projeto o professor deverá planejar jogos que
garanta o divertimento sem que haja pressão na participação dos alunos. Essa apresentação
deverá ocorrer em um ambiente agradável e aconchegante na sala de aula ou no
pátio da escola para que os alunos possam sentir à vontade.
Como
o projeto é interdisciplinar abordaremos as disciplinas de Educação-física,
Ciências, Artes, Português, etc.
Os
materiais necessários para o desenvolvimento do projeto são: areia, água,
pedrinhas, tecidos, cereais, algodão, cartões coloridos, desodorantes, creme
dental, café, alho, limão, xampu, instrumentos musicais, objetos distintos,
brinquedos, balão, açúcar, limão, café, vinagre, doces, refrigerantes, pimenta,
frutas e legumes.
Apresentamos
a seguir algumas ideias de jogos recreativos e sensórias que podem contribuir
para uma ação pedagógica significativa no desenvolvimento das habilidades da
formação do sujeito. Mas, vale ressaltar que cabe ao professor selecionar qual
o tipo de jogo ou brincadeira será mais adequado a cada faixa etária, mantendo
sempre um cuidado especial quanto à segurança da criança preservando a
integridade física e respeitando o seu desejo de participar ou não do jogo.
5. SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS E JOGOS
RECREATIVOS E SENSORIAIS TÁTEIS.
5.1. Manipulação de texturas
Colocar em vasilhas separadas ou numa bacia
grande, vários materiais como (areia, água, pedrinhas, tecidos, cereais, algodão,
etc.), pedir para a criança tocá-los e falar sobre a sensação que teve. Depois
deixar que as crianças misturem todos os materiais e descrevam quais as
sensações que sentiram e se foi bom fazer este tipo de atividade.
5.2.
O pintor cego
Os
alunos devem ser colocados em fileira, frente ao quadro da sala de
aula, com as mãos para trás. Em seguida o professor deve colocar nas mãos de
cada jogador um objeto diferente, dando tempo suficiente para que ele possa
identificar o objeto através do tato, logo em seguida o objeto deve ser
retirado das mãos do aluno e deverá desenhá-lo no quadro o mais rápido
possível.
5.3. Caixinha de surpresa
Idade indicada; Crianças a partir
de quatro anos.
Colocar em uma caixa vários
objetos e vendar os olhos da criança, ela deverá adivinhar qual objeto ela
pegou. Ganha a criança que acertar mais objetos.
6. SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS E JOGOS PARA
A ESTIMULAÇÃO VISUAL.
6.1. Cartões coloridos
O professor deverá confeccionar pelo menos
quatro cartões de cores diferentes. Coloca os cartões em cima da mesa e em
seguida convida um aluno para dirigir até sua mesa. Mande observar por cinco
segundos e peça-o para virar as costas. Retire um cartão e coloque outro de uma
cor que não tinha sobre a mesa. Peça o aluno que observe novamente e pergunte: O
que mudou nos cartões? As cores continuam as mesmas?
6.2. Jogo das Bexigas
O jogo é indicado para crianças a partir dos seis anos de idade,
contendo de 15 a 20 crianças. Tem como objetivo a integração das crianças,
desenvolvimento auditivo, visual e recreativo. O material utilizado é ter
bexigas proporcionais à quantidade de participantes e papel.
Desenvolvimento:
Escolher qual o tipo de tarefa será realizado pelos alunos escrevê-lo no papel e colocar dentro das bexigas coloridas, cada criança irá escolher a sua baseando se na cor, onde todos deverão encher suas bexigas e em forma de círculo devem joga-las para o alto, cada criança irá pegar uma bexiga aleatoriamente devendo fazer a tarefa que se pede.
Escolher qual o tipo de tarefa será realizado pelos alunos escrevê-lo no papel e colocar dentro das bexigas coloridas, cada criança irá escolher a sua baseando se na cor, onde todos deverão encher suas bexigas e em forma de círculo devem joga-las para o alto, cada criança irá pegar uma bexiga aleatoriamente devendo fazer a tarefa que se pede.
6.3. Jogo
do detetive
Encontrar
um objeto semelhante ao que está exposto
Caixa,
meias ou retalhos de tamanhos e cores variadas, cronômetro para marcar o
tempo.
Divide-se
as crianças em grupos, apresenta-se a criança uma meia, e peça que elas
encontrem na caixa uma da mesma cor e tamanho da exposta, este processo deve
ser repetido até que todos do grupo tenham participado, em seguida faça o mesmo
procedimento com o outro grupo, ganha o grupo mais rápido.
7. SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA A
ESTIMULAÇÃO OLFATIVA.
7.1. Que cheiro é esse?
Providenciar vários produtos que possuem
cheiros diferentes, vendar os olhos da criança e perguntar de que é o cheiro.
Exemplo de produtos: desodorantes, creme dental, café, alho, limão, xampu, etc.
8. SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA A
ESTIMULAÇÃO AUDITIVA
8.1. Que som é esse?
O professor deverá providenciar vários
objetos que possibilita a realização de barulhos. Com uma faixa deverá vendar
os olhos da criança e ir fazendo diferentes barulhos usando instrumentos
musicais, objetos distintos e brinquedos a fim de que as crianças possam
identificar os sons.
8.2
De quem é a voz?
Faz
se uma roda e escolhe uma criança para começar, o escolhido deve ficar no meio
da roda de olhos vendados, um de seus colegas deve ler um trecho de um livro e
falar um versinho, o que está no meio do círculo deve ouvir a voz do colega e
adivinhar quem é, se ele acertar ele vai para o círculo e o colega é que vai
tentar acertar, a brincadeira deve continuar até que todos tenham participado.
8.3 Onde está o chocalho?
As crianças
formam uma roda, sendo uma destacada para ir ao centro e ter os olhos vendados.
Para iniciar o jogo, a professora entrega o chocalho, sem fazer ruído, a
uma das crianças da roda, esta passa a agitá-lo, enquanto a do centro, guiada
apenas por tal som, deve descobrir a colega que tem o chocalho. Se acertar recebe
palmas e escolhe um companheiro para substituí-la na repetição do jogo. (No
caso de demonstrar dificuldade, a professora, habilmente, procurará ajudá-la,
com pistas).
9. SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA A
ESTIMULAÇÃO GUSTATIVA.
9.1. Que gosto isso tem?
O professor deverá organizar várias vasilhas
com produtos diferentes sem que as crianças vejam e em seguida convidá-los a
experimentar, sempre perguntando que sabor é este. Exemplo de produtos para
esta atividade: açúcar, limão, café, vinagre, doces, refrigerantes, pimenta,
frutas e legumes.
10. AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será realizada de
forma contínua e sistemática durante o tempo de desenvolvimento, mediante
observações e acompanhamento das atividades realizadas, considerando as
aptidões e individualidades de cada criança. Assim, será realizada com base nos
registros feitos ao longo do projeto, que fará parte do relatório final das
atividades desenvolvidas. Portanto o erro do aluno não será desconsiderado, mas
servirá de ponto de partida para novas orientações e novos aprendizados. Os
jogos recreativo e sensoriais trabalhados em sala de aula de forma lúdica possibilita “situações de
aprendizagem ricas que os envolva e mobilize habilidades pessoais e atue em sua
zona de desenvolvimento próximo” (AMBRÓSIO, 2013, p. 37). A finalização do
projeto culminará com a exposição, apresentação de vários jogos e a avaliação
com alunos, professores e coordenação e direção, onde possibilitará uma
reflexão crítica e reflexiva do acompanhamento contínuo e processual do
conhecimento adquirido, dando ao próprio estudante a responsabilidade de
apontar seus avanços e desafios a serem vencidos.
11. CRONOGRAMA
CRONOGRAMA
DE EXECUÇÃO
|
||
ATIVIDADES
|
Data/Mês
|
|
Março
|
Abril
|
|
BRINCADEIRAS
E JOGOS TATEIS
|
07
|
|
BRINCADEIRAS
E JOGOS VISUAIS
|
14
|
|
BRINCADEIRAS
E JOGOS OLFATIVOS
|
21
|
|
BRINCADEIRAS
E JOGOS AUDITIVOS
|
28
|
|
BRINCADEIRAS
E JOGOS GUSTATIVOS
|
|
04
|
12. REFERÊNCIAS:
AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no
Ensino Superior. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
COSTA, Maria Antonia de Oliveira. Qualidade
da Integração Sensorial e Organização dos Comportamentos de Vinculação da
Criança. Porto, 2000; p. 59-147.
FANTACHOLI, Fabiani das Neves. A Importância
do Brincar na Educação Infantil. Disponível em:
http://monografias.brasilescola.com/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm.
Acesso em março de 2014.
GONZAGA, Rúbia Renata das Neves. A
importância da formação lúdica para professores de educação infantil. Revista
Maringá Ensina nº 10 – fevereiro/abril 2009. (p. 36-39).
KISHIMOTO,
Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez,
1999.
PINTO,
Rubia-Mar Nunes. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da
prática pedagógica. Goiânia, 2002, p.
1-57.
BLOGS E
SITES
http://www.ama-ba MAIS DE 101 ATIVIDADES -
ESTIMULAÇÃO SENSORIAL
http://www.ama-ba MAIS DE 101 ATIVIDADES -
ESTIMULAÇÃO SENSORIAL
http://omundoinfantiljogosebrincadeiras.blogspot.com.br/p/projeto-ufop.html
Ótimo trabalho,motivador e muito educativo ! GRATA !Curso atualmente Magistério e quero ser essa PROFESSORA , com muita didática e uso do lúdico .Parabéns a todos !!
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